Páginas

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Comunhão na Igreja.

Paz a todos,


Koinonia é como se lê a palavra grega ao lado e significa comunhão pela participação íntima. 






    Vamos ver então os vários significados que está palavra traz, para entender depois o que é viver em comunhão. 




    Koinos significa comum e Koinonia é a palavra usada no grego para a construção de uma comunidade ou trabalho em equipe.

    Koinonos em grego clássico significa um companheiro, um parceiro ou um co-proprietário. Assim, koinonia pode ser o esforço comum, ou uma parceria em comum.  Note o versículo abaixo:
       "E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens." Lucas 5:10.

    Aqui a palavra usada em grego para companheiros é Koinonia e significa que eram parceiros no negócio da pesca.

    

    Quando duas pessoasse casam elas podem ter uma "koinonia da vida", isto é, a viver juntos uma vida em que tudo é compartilhado. 

    Ter comunhão é quando as pessoas compartilham suas alegrias e dores e estão unidas por causa de suas experiências comuns, interesses e objetivos. No lugar do orgulho de cada indivíduo, da vaidade e do individualismo, deve prevalecer a comunhão, o companheirismo e o vínculo entre os irmãos. 
    Agora, pensemos na relação espiritual:  nossa "relação com Deus". 

   No início os cristãos tinham uma verdadeira comunhão com Deus e uns com os outros, compartilhando suas alegrias, medos, lágrimas, e a glória divina. Desta forma, aqueles que compartilhavam os seus bens acreditavam que sua verdadeira riqueza não estava no que eles tinham, mas eles compartilhavam


    Comunhão é uma ação, não apenas estar juntos, mas também fazendo juntos (é algo em movimento, onde ninguém pode ficar parado!). Como em uma verdadeira amizade em que cada membro do grupo depende do outro, é íntimo do outro, abraça suas ideias e o ajuda nas horas de fraqueza.



    Koinonia também significa COMUNIDADE: "unidade comum" de propósito e interesses, onde se busca o bem comum. Koinonia cria um vínculo irmãos que constrói a confiança e, especialmente quando combinada com os valores da Virtude, Sabedoria e Honra, que são capazes de nos fazer superar dois dos mais profundos medos da humanidade: ser traído e ser humilhado.


    Entendeu o que é comunhão? Vamos buscá-la em nossa Igreja? Passo a passo nós vamos ver como!
Beijo e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a todos os comentários.
Críticas e comentários são sempre bem-vindos.
Que o Espírito Santo possa inundar as suas vidas!