Páginas

sábado, 1 de setembro de 2012

O Fruto do Espírito: Paz e Longanimidade.

Paz a todos,

    aí vão mais duas virtudes do Fruto do Espírito.

Paz


    Paz (Shalom, no hebráico Jz 6.24) inclui tudo quanto Deus tem dado em todas as áreas da vida. A paz é uma dádiva de Deus (Sl 29.10-11; 119.165).

       "Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança." Salmos 4:8.

    e pode ser desfrutada somente na presença de Deus.

        "O SENHOR te abençoe e te guarde;" Números 6:24.

    No contexto do Novo Testamento, Jesus é a nossa paz ("eirenê", no grego - Ef 2.14-18). Nele encontramos sossego, mesmo em meio as tribulações. A paz de Cristo não significa a ausência de guerra, mas é uma tranquilidade interior. Ela é uma dádiva sobrenatural e indestrutível (Jo16.33).

       "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14:27.

    Em Cristo temos paz com Deus (Rm 5.1) e a paz de Deus (Fp 4.7).

    "A paz é o primeiro fruto que se observa após o perdão de pecados" (Adam Clarke).


Longanimidade


    Longanimidade ("makrothumia", no grego) significa literalmente "fôlego comprido" ou "lento à ira". É a paciência de suportar injúrias de outras pessoas. É um atributo de Deus, que tolera pacientemente todas as fraquezas humanas, não se deixando tomar por explosões de ira ou furor (Sl 86.15; Rm 2.4; I Pe 3.20).

    "O SENHOR é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração." Números 14:18.


     O Espírito Santo nos capacita à longanimidade, isto é, sermos tolerantes com as pessoas cuja conduta visa provocar-nos a ira (Mt 18.21-35).


Rosan G. Silva.

Deus os abençoe,

Beijo e Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a todos os comentários.
Críticas e comentários são sempre bem-vindos.
Que o Espírito Santo possa inundar as suas vidas!