Páginas

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O Fruto do Espírito: Fé, Mansidão e Domínio Próprio.

Paz a todos,

    Hoje encerro as virtudes de quem vive o Fruto do Espírito. Let's go!


    Fé (no grego, "pistis") pode significar tanto "confiança" quanto "fidelidade". Para Paulo fé significa o reconhecimento da palavra da salvação e a conduta baseada no evangelho (Rm 1.8; I Co 2.5; 15.3,14,17). O Cristão vive pela fé e de fé em fé.

        " Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." Hebreus 11:1-6. 

    "Fé é a confiabilidade que convida outras pessoas a confiarem em nós. É a fidelidade provada, a dignidade sólida de alguém  que sempre cumpre as promessas e termina algo que começa" John Stott.

Mansidão

    Mansidão (no grego "prautes") possui três significados principais: submissão a Deus (Mt 5.5; 11.29); dócil ou não soberbo (Tg 1.21); consideração (I Co 4.21; II Co 10.1; Ef 4.2). O termo era aplicado também para coisas, palavras, remédios, ações e sentimentos que acalmam e suavizam.

Domínio Próprio

    Domínio Próprio (no grego "egkrateia") significa "autocontrole", o domínio dos próprios desejos e apetites. É o senhorio sobre a língua, os pensamentos, os apetites, as paixões sexuais (Pv 16.32; I Co 7.9; 9.25).

    A vitória mais difícil é a vitória sobre o próprio eu ou sobre as próprias paixões. Somente com o poder do Espírito Santo é possível o domínio próprio.

CONCLUSÃO

    Quando olhamos para o fruto do Espírito Santo vemos um retrato de Jesus Cristo. Todas as nove virtudes citadas estão presentes no caráter de Cristo. Elas só podem ser implantadas no crente, por intermédio do Espírito Santo. Ele é quem opera a transformação moral do crente (II Co 3.18). 

Deixe o Espírito trabalhar em seu caráter!

Rosan G. Silva.

    Comecemos nossa semana inspirados a buscar o Espírito Santo para alcançarmos estas virtudes em nós.

Beijo e paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a todos os comentários.
Críticas e comentários são sempre bem-vindos.
Que o Espírito Santo possa inundar as suas vidas!