Páginas

domingo, 2 de setembro de 2012

O Fruto do Espírito: Benignidade e Bondade.

Paz a todos,

    neste domingão lindo vão aí duas virtudes que nos auxiliam a lidar com os outros.

Benignidade

    Benignidade (no grego, "chrestotes") significa uma disposição gentil e graciosa para com os outros. Significa também"excelência de caráter" e "honestidade". É um atributo divino (Mt 11.30; Tt 3.4).

    Jesus Cristo é o nosso modelo de gentileza, pois sempre se mostrou gentil para com os seus semelhantes. No caso da mulher flagrada em adultério (Jo 8.1-11), enquanto os homens se mostravam inflexíveis e exigentes, Jesus revelou a sua benignidade.

Bondade

    Bondade (no grego, "agathosune") significa aquilo que é bom e útil. É a qualidade de generosidade e de ação gentil para com outras pessoas. "Uma pessoa é bondosa quando se dispõe a ajudar aqueles que estão em necessidade" (M. Lutero). A bondade é um atributo de Deus (Sl 107; Mt 19.17).


        "Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. "
Salmos 34:8


    Bondade e Benignidade são termos que estão ligados entre si (Rm 2.4; Ef 2.7). W. Barclay diz que a diferença está no fato de que a bondade pode reprovar, corrigir, exortar (Mc 11.15-18); mas, a benignidade só pode ajudar (Jo 8.10-11).

        " E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais." João 8:10-11.

    O Espírito Santo produz em nós uma bondade que é ao mesmo tempo, amável e enérgica.

Rosan G. Silva.

    Uma semana abençoada a todos.

4 comentários:

  1. Texto muito simples e objetivo. Obrigado por esclarecer a diferença e conceitos de benignidade e bondade de forma tão clara.

    A Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz meu irmão, obriga e Deus te abençoe. Sempre que perguntava as pessoas me respondiam que era a mesma coisa, quando li e aprendi eu tive que compartilhar.

      Excluir
  2. Glórias a Deus. Contribuiu pro meu aprendizado! Obrigada por se dispor nAs Mãos dO Pai. (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus Samira. Amo como a Palavra do Senhor se renova a cada dia e se revela a nós. Deus te abençoe.

      Excluir

Agradeço a todos os comentários.
Críticas e comentários são sempre bem-vindos.
Que o Espírito Santo possa inundar as suas vidas!