Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Amizade

Paz a todos, 


    você já percebeu que hoje em dia a maioria das pessoas tem dificuldade em fazer amigos por falta de confiança? Isto acontece porque muito são os chamados "falsos amigos", que estão sim sempre do seu lado, mas vivem torcendo contra você.

    Como saber o se uma amizade verdadeira? E afinal o que é amizade?  

    O amor é necessário em todos os relacionamentos. Por exemplo, para haver relacionamento entre pai e filho é necessária uma quantia de amor ... mas para esse relacionamento existir não significa que haja amizade. Pai e filho podem se relacionar bem sem serem necessariamente amigos...

     Quando é que existe, então a amizade? 

     A amizade existe quando a quantia de amor em um relacionamento cresce além do limite necessário. No caso do pai e do filho que se tornam amigos, o amor entre eles cresceu de tal forma, que mesmo que não fossem pai e filho, eles teriam uma relação de amizade... os dois se consideram como iguais, porque se tornaram amigos...





    Foi isso o que aconteceu com Abraão e Deus. Abraão era um homem e Deus era Deus. Eles tinham um relacionamento normal entre Deus e adorador. Mas um dia Deus chamou Abraão, e a comunhão entre eles foi aumentando. Com o passar dos anos, Abraão tinha plena liberdade em conversar com Deus, e Deus tinha na terra um confidente de Seus pensamentos e sentimentos. Abraão se tornou um amigo de Deus. No relacionamento deles, havia tanto amor que Deus não considerava Abraão como um mero adorador, mas como um amigo, alguém tão próximo!  






  Quer saber um problema muito sério quando falamos de amizades? Julgar! em gente que gosta só daqueles que acha que tem boa "moral", senão está descartado. Uma amizade não pode existir só por interesse, você não pode ser amigo de alguém só porque vai ganhar algo em troca. Um amigo verdadeiro não busca os seus próprios interesses, mas quer sempre o melhor para o seu amigo.

    Através de uma amizade podemos evangelizar. Mas o que dizer se o "amigo" não se converte?

  Ter amigos não cristãos prejudica a vida do cristão? Você não vai poder se isolar do mundo, pois a  Bíblia que somos luz do mundo. 

       Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa”  Mt 5. 14-15. 

    Então, o cristão deve ter contato com as pessoas descrentes para iluminá-las com suas boas atitudes e com a proclamação do Evangelho. O que ele não deve é seguir fazendo tudo o que o "mundo" faz. Fazer o que o mundo faz ou fazer de tudo só pra fazer parte de um certo grupo de "amigos" não é pra você meu querido. 


Atenção: Algumas amizades precisam ser totalmente evitadas:

        "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" Salmo 1:1. 

    Quando outros querem nos fazer errar, pecar, falar ou pensar mal dos outros precisamos sair correndo: 

        "Foge da presença do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento. A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho, mas a estultícia dos insensatos é enganadora. Os loucos zombam do pecado, mas entre os retos há boa vontade" Provérbios 14:7-9.


    Jesus deu bons exemplos a respeito disso, pois teve próximo a todo tipo de gente descrente em sua sociedade. Porém, Jesus sempre influenciava as pessoas com o poder do evangelho que vivia e além de fazer a diferença, quem eram mesmo aqueles que estavam sempre ao lado de Jesus? Que mesmo recebendo milagres e curas sempre estavam ao lado de Cristo? Isto mesmo os discípulos.

    Não quero dizer que você só deve se aproximar das pessoas para pregar o evangelho. Pregar o evangelho às pessoas é algo natural que surge quando amamos as pessoas e nos relacionamos com elas sem preconceitos e com verdade. Aproximar-se de pessoas só pra falar a elas a respeito do evangelho soa como atitude de interesseiros e não de cristãos que querem demonstrar o amor de Deus em seus relacionamentos.
    E vocês, quem são seus melhores amigos, em quem você se espelha e quem te inspira?

Beijo e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a todos os comentários.
Críticas e comentários são sempre bem-vindos.
Que o Espírito Santo possa inundar as suas vidas!